Imagens: Livro sobre esqueletização de 1864, Bauínia esqueletizada, Maços de folhas na secagem, Seleção de folhas, Confecção de flores, Pesquisa de folhas

ORIGEM

A esqueletização é um processo natural em que larvas e insetos consomem a clorofila das folhas, deixando aparentes as suas fascinantes nervuras, isto é, seus esqueletos.

É provável que a observação da natureza tenha levado artesãos a desenvolver métodos para esqueletizar folhas. Chineses no século 14 e ingleses no século 19 são exemplos de povos que dominaram a arte da esqueletização. Uma obra de referência é o livro Phantom Flowers – A Treatise on the Art of Producing Skeleton Leaves, publicado em Boston em 1864 pela J. E. Tilton & Company.

PROCESSO

Dedicada à esqueletização de folhas naturais desde 2005, a SkeletonLeaves nasceu de uma admiração pela beleza das folhas e da vontade de eternizá-la em produtos que mostrem todo o seu encanto.

Nosso processo é inteiramente manual e envolve múltiplas etapas: colheita, cozimento, lavagem, clareamento, tingimento, secagem, classificação, seleção e finalmente embalagem.

COLHEITA

As árvores que utilizamos foram plantadas há mais de vinte anos em bosques de reflorestamento da Fazenda Brumado, em Mogi-Mirim, SP. Ali colhemos folhas de várias maneiras, seletivamente nos galhos bem como através de podas e sempre em sistema de rodízio das árvores.

PESQUISA

Estamos sempre em busca de novas espécies, pesquisando árvores brasileiras para ampliar a oferta a artesãos, artistas plásticos, decoradores e arquitetos, joalheiros, estilistas, fotógrafos, floristas, vitrinistas e profissionais de criação em geral.

Imagens: Livro sobre esqueletização de 1864, Bauínia esqueletizada, Maços de folhas na secagem, Seleção de folhas, Confecção de flores, Pesquisa de folhas